QUEM SOMOS

Uma união histórica dos agentes do ecossistema audiovisual gaúcho em ação coletiva para ajudar os afetados pelas inundações.

O Rio Grande do Sul enfrenta atualmente um de seus maiores desafios: o atendimento de milhares de pessoas atingidas pela enchente histórica que afetou centenas de cidades em maio de 2024.

O ecossistema do audiovisual gaúcho, composto por instituições, produtoras, empresas da cadeia produtiva, fornecedores, profissionais e prestadores de serviço do audiovisual precisa, agora mais do que nunca, de um futuro para vislumbrar. Considerando este contexto, surge o movimento FUTURO AUDIOVISUAL RS, reunindo os principais agentes do audiovisual do estado em uma união histórica.

A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul por nove dias, a partir de 27 de abril de 2024, afetou 461 dos 497 municípios gaúchos. De acordo com a Defesa Civil do RS, mais de 150 pessoas perderam a vida, 806 se feriram e 125 estavam desaparecidas, nesta enchente sem precedentes, até o dia 20 de maio. São mais de 581 mil desalojados e cerca de 76 mil pessoas em abrigos. Estima-se que o temporal tenha atingido 2,1 milhões de pessoas. A trágica situação levou o governo do RS a decretar estado de calamidade pública.

O produtor Daniel Lombardi, da Yatta Filmes, começou um movimento de mapeamento dos profissionais do audiovisual que foram atingidos pelas enchentes. A intenção era fazer um fundo para ajudar. Ao mesmo tempo, ele buscou os principais agentes do audiovisual do Rio Grande do Sul. Muitos já estavam comprometidos com iniciativas de apoio aos atingidos no Rio Grande do Sul, mas todos foram somando esforços para fortalecer um movimento único. Mobilização que resultou na força-tarefa de empresas produtoras, profissionais, o sindicato da indústria, a associação de técnicos e profissionais, o Instituto Akamani e instituições do audiovisual gaúcho e brasileiro, que unidas, pela primeira vez em uníssono, trabalham para a recuperação e ajuda aos profissionais do setor e suas famílias, que foram e ainda estão afetados por esta enorme catástrofe!

O drama decorrente desta catástrofe climática atinge todas as pessoas que vivem no território gaúcho, incluindo muitos de nossos colegas e amigos profissionais do audiovisual.

Os agentes empenhados no FUTURO AUDIOVISUAL RS  estão divididos entre associações integrantes do comitê gestor, apoios e participações consultivas de instituições públicas, colaboradores de porte regional e nacional e empresas produtoras gaúchas. Confira a lista completa dos integrantes:

INSTITUIÇÕES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL:

INSTITUIÇÕES NACIONAIS: 

PRODUTORAS AUDIOVISUAIS:

APOIO INSTITUCIONAL:

INSTITUIÇÕES COLABORADORAS: 

Juntos, buscaremos mitigar, entre os profissionais de audiovisual, os efeitos deste desastre.

Para ajudar, é possível fazer doações monetárias, que serão destinadas com rigor, responsabilidade e transparência às pessoas do audiovisual que foram impactadas pelas inundações de maio de 2024 no estado do Rio Grande do Sul.

QUEM ESTÁ UNIDO PELA CAUSA